Controle Estatístico de Processo - Resumo
Engenharia de Produção
Resumo CEP: Controle Estatístico do Processo
Universidade São Judas Tadeu - USJT, São Paulo.
Resumo
Neste analisaremos o documentário da GM, mostrado pelo professor em aula, tendo como objetivo a obtenção das caracterizações do CEP, que propriamente é uma técnica estatística que envolve a reunião e a interpretação de dados para o controle de um processo durante a produção, com o objetivo de controlar e melhorar continuamente a qualidade do produto por via de Cartas de Controle, dados contidos em gráficos que estabelecem os limites de controle de processo, onde é possível e necessário identificar mudanças no padrão exigido do processo através das variações que são causadas identificadas no mesmo. Ainda de forma simples descrevo por meios característico a aplicação de ferramentas como a curva de Gauss.
Palavras chave: CEP, Otimização e Controle de Processos Produtivos.
1 Introdução
Neste analisaremos com o auxílio de um documentário proposto pelo professor que foi feito na fabrica General Motors tendo a finalidade de entender sobre o controle estatístico de processo (CEP). É uma técnica que as empresas usam para respeitar uma variação controlada e dentro dos padrões, garantindo a qualidade do produto por meio do controle de processo produtivo, inspeção por atributos que tem maior eficácia e que a qualidade possa ser monitorada.
2 Conceitos do CEP
2.1 Qualidade
O conceito de “qualidade” é extremamente subjetivo, variando de indivíduo para indivíduo. Todavia, não há como negar que o termo está diretamente relacionado à satisfação do cliente, ou usuário, de um produto, ou serviço. Uma das definições mais utilizadas na prática é dada a seguir:
“Qualidade é a capacidade que um produto apresenta de superar as expectativas do cliente”
Em qualquer aplicação das técnicas estatísticas de controle da qualidade é imprescindível que se defina, em primeiro lugar, quais são os parâmetros de