O Grupo Dos 20
Economia Monetária A
Docente: Lenice Ypiranga
Aluno: Lucas de Oliveira Barbosa
Matrícula: 21352831
O Grupo dos 20 (G-20)
O G-20 é um grupo constituído por 19 países mais a União Europeia. Funciona como uma espécie de fórum de cooperação e consulta sobre assuntos financeiros internacionais além de gerar debates produtivos entre países emergentes e industrializados no que diz respeito à estabilidade econômica global.
Foi criado em resposta às crises financeiras dos anos 90 e funciona como um canal de apoio da arquitetura financeira internacional e, por isso, conta ainda com representantes do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial. Ao mesmo tempo, ele foi planejado como um canal deliberativo, que visa incentivar a formação de acordo sobre questões internacionais, tanto na área política como da economia financeira internacional.
O G-20 não tem pessoal permanente, como no caso de organizações internacionais como o FMI e o Banco Mundial. Sua presidência é anual e circulante entre seus membros, sendo que o país presidente deve nomear um secretariado provisório durante sua gestão. Em 2008, o Brasil foi presidente do G-20, em 2015 a Turquia assumiu a presidência do Grupo. A direção das ações será obter um crescimento econômico forte e inclusivo, por meio de ações coletivas.
A agenda do G-20 em 2015 se consiste em três pilares: fortalecer a recuperação econômica e o potencial de crescimento, incrementar a resiliência e apoiar a sustentabilidade.
Importância
Acredito que o peso econômico e a representatividade das propostas do G-20 conferem-lhe significativa influência e importância sobre e para a gestão do sistema financeiro e da economia global, visto que visa promover políticas compatíveis com o que fora acordado em suas reuniões.
Na reunião de Berlim, em 2004, por exemplo, foram decididas condições de mercado de trabalho flexíveis, evolução econômica global e doméstica, commodities e estabilidade financeiras, entre outras