TEOLOGIA
INTRODUÇÃO
Jose era o filho preferido de seu pai, pelo fato de ter nascido em sua velhice, o que deixava seus irmãos furiosos. Certa vez, José teve um sonho e, quando o contou a seus irmãos, eles passaram a odiá-lo ainda mais, depois disso eles venderam Jose, ainda jovem, com apenas 17 para 18 anos, por 20 moedas de prata, como escravo a mercadores ismaelitas, os quais levaram ao Egito. Para esconder de seu pai o que haviam feito seus irmãos então mataram um bode, mergulharam no sangue a túnica de José e a mandaram ao pai com este recado: "Achamos isto. Veja se é a túnica de teu filho".
Ele a reconheceu e disse: "É a túnica de meu filho! Um animal selvagem o devorou! José foi despedaçado! " E chorou por dias a morte de seu filho.
1 DESENVOLVIMENTO
Já no Egito, foi comprado por Potifar (oficial e capitão da guarda do rei do Egito), de quem conquistou a confiança e tornou-se o diligente dos criados e administrador da casa. Na casa de Potifar, acabou estudando com um escriba e aprendeu o antigo egípcio.
Foi preso após acusação injusta de tentativa de abuso da mulher do seu amo, depois de uma tentativa frustrada de sedução por parte dela. Na prisão, tornou-se conhecido como intérprete dos sonhos. Lá, ele decifrou o sonho do copeiro-chefe e padeiro-chefe do palácio do Faraó, que foram presos acusados de conspiração. Segundo a interpretação de José, o sonho do padeiro-chefe indicava que este seria enforcado, mas o do copeiro-chefe indicava que este seria salvo, tendo isto mesmo ocorrido.
Após a interpretação de José, o Faraó, muito satisfeito com a sua inteligente interpretação, dá a José um anel de seu dedo, o fez vestir vestes de linho fino, pôs um colar de ouro no seu pescoço.
2 conclusão José, então, ordena que se construam celeiros para guardar a produção do Egito durante os anos de fartura. Casou-se com Azenate.