O GRANDE MISTÉRIO
Três baleias cinzentas, presas em um buraco no gelo do Círculo Ártico, são descobertas pela equipe de notícias da televisão local pelo repórter Adam Carlson. As baleias, um casal de adultas e seu filhote, ficam presas após o congelamento das águas do Oceano Glacial Ártico e tem apenas um pequeno buraco em contato com a superfície.
Sua reportagem atrai a atenção da voluntária do Greenpeace Rachel Kramer ,que também é sua ex-namorada, que passa a não medir esforços para salvar as três baleias que além de correrem risco de morte devido à falta de alimento, os inuítes, nação indígena esquimó, que utilizam baleias como fonte de alimento,passam a se interessar por elas. Rachel acaba convencendo os Inuites a desistirem de caçar as três baleias.
Com o tempo se esgotando, Rachel e Adam têm de formar uma aliança entre os nativos Inuítes, companhias petrolíferas e militares Russos e Americanos, e todos terão de colocar as suas diferenças de lado para salvar as baleias.
As empresas forneceriam um aerobarco que derreteriam as camadas superficiais congeladas e abririam caminho para as baleias até o oceano. Mas, durante o trajeto, o aerobarco passa sobre uma camada de gelo mais fina que não resiste ao peso do aerobarco e cede. Com a impossibilidade de chegada do aerobarco, a população da cidade de Barrow se une aos Inuites e ao pelotão da Guarda Nacional e começa a escavar buracos em direção ao oceano, para que as baleias, apelidadas de Fred, Wilma e Bam-bam, nadem em direção ao mar. Porém, o congelamento natural do oceano produz uma parede de gelo que vai da superfície até o fundo do oceano. E para romper este último obstáculo seria necessário a utilização de um navio quebra-gelo, sendo o mais próximo de propriedade da Rússia. A fim de evitar que as baleias morram ,o governo americano não encontra alternativa a não ser pedir ajuda a URSS seu grande rival na época, com quem travava a Guerra Fria.
Após diversas tentativas, o navio consegue romper a