O Governo Da Chamada Quinta Rep Blica Tenta Estabelecer Uma Distribui O Mais Equitativa Da Riqueza
A política social contribuiria para reduzir a pobreza . Do ponto de vista das instituições do governo da Venezuela , estamos em presença de uma política pública que tende a priorizar a prestação de serviços gratuitos ou subsidiados. Insere programas sociais dentro das chamadas missões que são fundamentais para sustentar essa política de combate à pobreza.
Somado a isso , o acesso a serviços básicos se democratizou nos últimos anos pelas Missões de alimentação, saúde , educação e habitação , estes têm um impacto direto sobre outro indicador macroeconômico importante , como é a Despesa Pública . Também é evidente a vergonha de usar os ingressos do petróleo para financiar esses gastos correntes, porque iria incorrer em uma uso não- produtivo deles.
Venezuela certamente tem vantagens comparativas em relação ao ingresso, mas o uso da renda do petróleo é urgentemente necessário para garantir o desenvolvimento sustentável da nação, porque caso contrário, estaria desaproveitando a exploração dos recursos não renováveis para dedicar seus benefícios corretamente para promover a diversificação, para reduzir a pobreza, conseguir uma melhor redistribuição de renda e promover o crescimento sustentável.
Para diminuir as desigualdades o sucesso esta nas políticas econômicas para a redução das desigualdades sociais ( lutar por uma sociedade mais equilibrada ) , que vão desde a redução ou erradicação da pobreza , a uma forma distribuição eficiente da riqueza , garantindo o acesso a serviços públicos de qualidade e programas mais sociais.
Analisar a experiência de países que tiveram sucesso na implementação de políticas para reduzir essas desigualdades