Desenvolvimento Cognitivo Da Adolesc Ncia
O inicio da adolescência (aproximadamente aos 12 anos ate os 20 anos de idade), marca a transição de saída da infância, oferece oportunidade de crescimento, não apenas em dimensões físicas, mais também em competências cognitivas e sociais.
Cognitivo.
O que significa cognitivo: modo perceber e interpretar a si mesmo. Não segue um padrão descritivo de interpretação porque é subjetivo, ou seja cada qual tem uma forma pessoal de analize, levando em conta sua capacidade de aprendizado pela cognição..
Cognição é o ato ou processo de conhecer, que envolve atenção, percepção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento, linguagem e ação.
Traduzindo o cognitivo e o modo como pensamos na vida, em cada momento, em cada atitude, como cada pessoa ve a vida.
Tratando-se de afetividade, sou os dois extremos: Amo e odeio intensamente. Esta é uma forma cognitiva aprender, entender, de interpretar e agir (como me relaciono afetivamente com outras pessoas).
Piaget
Piaget diz que o estágio de operações formais, é o ultimo do desenvolvimento cognitivo, no qual o adolescente ingressa nessa fase da vida.
Nos termos de Piaget, um tipo de operação mental em que todas as combinações possíveis são consideradas na resolução de um problema. Consequentemente cada elo parcial é agrupado em relação ao todo. Em outras palavras o raciocínio opera continuamente como uma função de um todo estruturado.
Piaget afirmava que as mudanças na maneira como os adolescentes pensam sobre si mesmos, sobre seus relacionamentos pessoais e sobre a natureza da sua sociedade tem uma fonte comum, o desenvolvimento de uma nova estrutura lógica que ele chamava de operações formais. Como você vai lembrar, na terminologia de Piaget, uma operação é uma ação mental que se ajunta a um sistema lógico.
O pensamento operatório formal é o tipo de pensamento necessário para qualquer pessoa que tenha de resolver problemas sistematicamente.
Na adolescência, a pessoa em