O Google Se Reinventa
RGM 50212 0
Cusro: MBA Controladoria e finanças
RESENHA DO ARTIGO: O GOOGLE SE REINVENTA
O maior e mais usado site de buscas da internet se reinventou e mudou suas estratégias. Hoje, o Google se tornou uma mega-corporação com referência na chamada inovações destrutivas, ou seja, a criação ou modificação de produtos de forma radical.
Essa reinvenção do Google começou há cerca de três anos, quando os seus fundadores Sergey Brin e Larry Page passaram a investir em projetos para o mundo real. De um jeito assustador, as invenções ganham forma e surpreendem o mundo tecnológico. A empresa fundada por Brin e Page, possui 40 mil funcionários e já chegou a faturar 51 bilhões de dólares.
O principal centro de onde saem os projetos inovadores é no Google X, um laboratório de inovação que funciona de forma independente das outras áreas. Estima-se que cerca de 100 projetos já foram examinados, entre eles quatro já foram apresentados: o carro autônomo, os óculos inteligentes (Google Glass), um veículo não tripulado dotado de hélices capazes de produzir energia eólica (Makani Power), e um balão estratosférico equipado com roteadores que pretende criar uma rede de internet sem fio de extensão global (Loon).
Além das criações do Google X, os fundadores da empresa estão desenvolvendo a Calico, empresa voltada para a área da saúde no qual o objetivo é, simplesmente, aumentar o tempo de vida dos seres humanos. Conseguiu agora entender o que significa inovação para o Google?
“Quanto mais a ideia parecer ter saído de um filme de ficção científica, melhor”, fala Astro Teller, cientista-chefe do Google X. Martha Russel, diretora do mediaX, laboratório de inovação da Universidade Stanford comenta: “Para entender a agressividade do modelo de inovação do Google é preciso ter em mente que o mantra por lá é estar sempre à frente da corrida tecnológica”.
O Google prova o quanto a palavra inovação pode ir muito mais além das nossas expectativas. A empresa não