Sistemas operacionais em nuvem
Gilberto Sudré
Introdução
Especialistas acreditam que o futuro da computação está na “Cloud Computing” e que todos os documentos, aplicativos e até mesmo sistemas operacionais serão acessado remotamente pela rede.
O termo “Cloud Computing” faz referência à computação em nuvens, que em termos simples significa a evolução dos aplicativos, que cada vez menos precisarão ser instalados nos computadores.
Este serviço é ofertado por empresas que se responsabilizam pela atualização e manutenção do sistema operacional, aplicativos ,dados, backups e estrutura fisica dos servidores.
Escolhemos para o desenvolvimento deste trabalho o Chrome O.S da Google, isto porque a Google é uma empresa que acredita muito nesta nova tendência, pois já traz uma porção de aplicativos que rodam diretamente em seu navegador e também investe muito dinheiro e tempo em pesquisas. Dentre os mais famosos serviços do Google podemos citar: GMail, Google Talk, Google Maps, Google Docs e iGoogle.
Desenvolvimento
O Chrome OS ou Chromium OS ( O nome ainda este sendo definido ) é o sistema operacional que ainda está em desenvolvimento. Quando estiver pronto, será distribuído apenas por parceiros do Google em máquinas certificadas para roda-lo. A proposta do Chrome OS é ser simples, direto e rápido. Os desenvolvedores apostam que sua inicialização em um netbook levará no máximo 5 segundos desde a inicialização do aparelho até o momento de uso do sistema.
Por ser de código aberto e baseado em Linux, no entanto, qualquer pessoa pode compilar o código-fonte do Chrome OS e disponibilizá-lo para download. Por este motivo, foi possível baixar uma compilação disponibilizada no