O FLUXO DE CAIXA NO SETOR RURAL
1 Contabilidade à base do caixa nos EUA
Esse é o método que a maioria dos negócios agropecuários usa nos EUA, devido sua simplicidade em considerar apenas os recebimentos e pagamentos. O lucro no ano é obtido pelas receitas menos as despesas. Acréscimos nos estoques agropecuários resultantes da atividade operacional não são considerados ganhos por este método, mas a acumulação de novas compras de insumos é considerada uma despesa do ano a partir do momento em que estes são pagos.
Há diversas vantagens no uso desse método aos olhos de muitos administradores rurais nos EUA. Uma delas é sua simplicidade, pois não é preciso manter registros detalhados. E, além disso, reduz o pagamento de Imposto de Renda.......
Este método também tem algumas desvantagens, sendo umas delas a ocorrência da venda de uma produção que estava acumulada, à espera de um melhor preço. Essas vendas provocam um abrupto crescimento no lucro e, consequentemente, no Imposto de Renda a pagar. Outra desvantagem é que, é proibido reduzir do lucro que gera o Imposto de Renda certas reduções no ano corrente referentes a colheitas e animais.
1.1 Regime de Competência X Caixa
O regime de competência é o preferido pelos profissionais contábeis, pois não há distorção na apuração do resultado, o lucro é reconhecido no ano em que ele é gerado. Por meio desse método, é possível reconhecer as perdas na produção e no rebanho em estoque. Essas perdas podem reduzir o lucro tributável, diminuindo, portanto, o imposto devido.
O regime de competência considera as vendas geradas no período e as despesas consumidas, sacrificadas no período, e o regime de caixa considera apenas as vendas recebidas e as despesas pagas.
O regime de caixa é considerado não cientifico, já que ele é manipulável. Por outro lado, enquanto a simplicidade caracteriza o método à base de caixa, a complexidade representa uma desvantagem para o uso da contabilidade no regime de competência. De maneira