Economia
Todos os países são distintos uns dos outros, mas os capitalistas apresentam algumas características parecidas.
Estrutura de propriedade: predomina-se a propriedade privada. Sobretudo, em alguns países o Estado também é dono de alguns meios de produção; opera como capitalista principalmente em setores básicos e de infraestrutura.
Em relação de trabalho: o trabalho assalariado é dominante. Mas em muitas regiões subdesenvolvidas e rurais ocorrem relações de trabalho ilegais, como a escravidão, ou trabalho forçado por dívida.
Objetivo: o único objetivo é ter constantemente a aquisição de lucro, não importando quem perca com isso. As empresas estatais recebem ajuda de subsídios do governo, dificultando a falência, visto que se uma empresa privada atuar no vermelho, ela pode falir.
O capitalismo é fundamentado na lei da oferta e da procura que funciona da seguinte maneira: se houver mais oferta do que procura os preços tendem a cair; se houver mais procura que oferta os preços tendem a subir. Essa lei é a essência da economia de mercado.
Socialismo:
O termo socialista é aplicado para as teorias e ações políticas que apoiam um sistema econômico e político baseado na socialização dos sistemas de produção e no controle estatal parcial ou completo dos setores econômicos, opondo-se frontalmente aos princípios do capitalismo. Ainda que o objetivo final dos socialistas fosse formar uma sociedade comunista ou sem classes, eles têm se voltado cada vez mais para as reformas sociais realizadas no seio do capitalismo.
O alvo da economia socialista (sem aspas) é seguramente satisfazer da melhor maneira as necessidades e preferências dos consumidores, mas não só. Nele se inclui também a desalienação do trabalhador, o