Civilizações Pré-Colombianas
A dissertação a seguir retrata cenários marcantes de 3000 a.C. e 1500 d.C. As civilizações pré-colombianas. Povos esses que proporcionaram avanços em nosso cotidiano, com suas culturas, invenções e heranças, visto em como decifrar o tempo, partindo daí a ideia da hora e do calendário. Os maias foram grandes arquitetos ergueram pirâmides, templos e palácios, o artesanato também se destacou exemplo disso a fiação e o uso de tintas em tecidos e roupas. Os Astecas se sobressaíram em confecções de texturas, objetos de ouro e prata e artigos como pinturas. Já os incas tiveram êxito em desenvolver várias construções com enormes blocos de pedras encaixadas, como templos, casas e palácios. São estas informações, como características, religiões e costumes que iremos desenvolver ao longo da produção textual.
O povo incaico é originário de uma região entre o lago Titicaca e a cidade de Cuzco, no Peru. A partir daí os incas expandiram-se por uma área que abrangia desde o sul da Colômbia, passando pelo Equador, Peru, Bolívia e norte da Argentina, até o sul do Chile. Esse Império chegou a reunir cerca de 15 milhões de pessoas, de povos com línguas, costumes e culturas diferentes.
O Império Inca absorveu as diversas culturas das civilizações preexistentes, colocando-as a serviço da expansão e manutenção do Império. A vitória sobre os chancas, em 1438 d. C., liderada pelo inca Yupanqui, marcou o início da formação do Império. Ele ocupou quase todo o Peru, chegando até a fronteira do Equador. Seus sucessores expandiram o Império para o altiplano boliviano, norte da Argentina, Chile (Tope Inca) e equador, até o sul da Colômbia (Huayana capac, 1493-1528).
Na arquitetura, desenvolveram várias construções com enormes blocos de pedras encaixadas, como templos, casas e palácios. A cidade de Machu Picchu foi descoberta somente em 1911 e revelou toda a eficiente estrutura urbana desta sociedade.
Na América, a organização de sociedades mais complexas, como a