Quando sinto que ja sei
O documentário resulta de um projeto de mais de três anos dos diretores Antonio Lovato, Raul Peres e Anderson Lima que após várias pesquisas durante visitas em escolas em oito cidades do País, o filme resulta de depoimentos de pais, professores, alunos e gestores que falam sobre a necessidade de mudança no processo de aprendizagem.
Quando sinto que já sei foi lançado dia 29 de Julho de 2014 no Cine Livraria Cultura, em são Paulo.
Este filme aborda uma maneira de aprendizado onde o professor produz um ambiente alegre e prazeroso em que a criança aprende com autonomia e liberdade de expressão, buscando conhecimentos através de perguntas e curiosidades.
Na escola democrática o professor é um mediador e é nessa relação professor e aluno que acontece a educação.
A nova escola não deve ser fechada, ela precisa ser aberta para o novo, pois educação é muito mais do que acontece em uma sala de aula, pois ela é somente um dispositivo para isso acontecer e nem sempre é um melhor dispositivo,.
O método de educação que a escola oferece é outro, é uma nova forma de olhar á relação ensino-aprendizagem.
O novo estudante recebe os conhecimentos como desafios e busca soluções para esses desafios.
A escola é dividida em dois temas: alfabetização e pesquisas, nela o aluno também aprende ser sociável, humano e a ter curiosidades para pesquisas, buscando conhecimentos e o professor está ali para promover estas situações .
Conclui-se que a escola precisa ser renovada, pois os alunos da atualidade procuram o novo, querem ter conhecimentos sem serem fatigados pelas mesmices dos velhos conceitos de aprender, aprender é ter prazer em conhecer o que não se sabe.