Civilizações pre colombianas
Trabalho solicitado pela professora Ana Paula, regente da disciplina de História, solicitado à turma do 2º ano 3.
Itaberaba – Bahia Abril/2013 Povos Pré-Colombianos Assim são chamados os povos que já viviam na América antes mesmo da chegada de Cristóvão Colombo, em 1492. Entre as principais civilizações pré-colombianas encontram-se os ASTECAS, os INCAS e os MAIAS. Quando Cristóvão Colombo chegou às terras americanas ele não tinha consciência de que havia chegado a um novo continente, aliás, somente na sua quarta e última viagem ao novo mundo foi que ele teve conhecimento deste fato através do navegador italiano da cidade de Florença, Américo Vespúcio, que em 1497 ou 1499, chegou ao sul da América. O nome América, por sinal, é uma homenagem a este navegador e foi publicado pela primeira vez em um mapa de 1507. Para os europeus do século XV, era improvável a existência de povos no novo continente, tão pouco povos civilizados e altamente desenvolvidos.
A verdade é que em 1492, povos no México, na região central da América e na Cordilheira dos Andes estavam vivendo um estágio de expansão e riqueza.
Riqueza: força motriz das viagens europeias. Riqueza: motivo que ocasionou a exterminação destes fascinantes povos e culturas. Os espanhóis estavam interessados em conquistar os metais preciosos daquelas civilizações e, para isso, explorou o trabalho e o conhecimento dos próprios nativos, até então donos de tudo. Isso quando não dizimavam os que resistiam às suas vontades. Infelizmente, não apenas vidas foram perdidas nestes conflitos. Pouco resta destas grandes civilizações pré-colombianas. Os conquistadores espanhóis, na ambição incontrolável de querer dominar, explorar e saquear destruíram praticamente tudo. As ruínas que restam são provas da extraordinária grandeza de um passado glorioso e valioso que foi destruído pela ignorância de um povo que se considerava superior.
CIVILIZAÇÃO