Erosão
Jorge Martins de Freitas 1200290
Turma 2
O MAR QUE MODELA A TERRA
1)
Este trabalho é elaborado na observação dos efeitos da ação do mar sobre parte
da região norte da Ilha da Madeira, nomeadamente a Penha de Águia, e espaços circundantes. A penha de Águia é um cone vulcânico extinto que se encontra entre a freguesia do Porto da Cruz e a freguesia do Faial, na Ilha da Madeira. Tanto de um lado como de outro tem um curso de água, que são a ribeira do Faial e a ribeira do Maçapez no Porto da Cruz, que, nas quais o caudal é reduzido a maior parte do ano, mas que em alturas de grande chuvas, fazem o transporte de grande quantidades de agua e materiais detríticos. Devido a ação modeladora do mar, que desde o inicio da Ilha até agora fez com que tivesse esta configuração. Com o tempo foi erodindo, transportando e depositando os materiais. É de realçar a grande diferença no que concerne a erosão deste cone vulcânico na face que está em contacto com o mar em relação as restantes.
A costa Norte da Ilha da Madeira é caracterizada maioritariamente por zonas de falésia, alternado por zonas de deposito de areias e seixos de forma arredondada de media e grande dimensão, separados conforme o seu comportamento face a energia das ondas, denominadas praias.
O efeito abrasivo do mar é exercido devido ao embate das ondas nas rochas, que se desintegram e são transportadas pelas
E-folio B Geologia Geral I
Jorge Martins de Freitas 1200290
Turma 2
correntes marinhas, deixando a falésia exposta novamente a ação das ondas, que devido a ação do sucessivo desgaste e erosão, sucedem novos desabamentos e consequente avanço do mar. Quando se dá o recuo das arribas, é possível se verificar a resistência a erosão de
rochas,
formando
promontórios pelo mar dentro, deixando ilhas e penínsulas.
O basalto que é a rocha predominante em toda a ilha é muito rico em ferro, que se oxida, ficando com uma cor