O FIM DO ESTADO NOVO,A REDEMOCRATIZAÇÃO DO BRASIL E OS PRIMEIROS GOVERNOS CIVIS
E OS PRIMEIROS GOVERNOS CIVIS
1. O FIM DO ESTADO NOVO
O Estado Novo era um regime autoritário como outros regimes autoritários no mundo.
No Brasil Getúlio Vargas demonstra-se simpático ao regime fascista, tal como na Alemanha e Itália.
As primeiras contestações ao Estado Novo só apareceriam em 1943, quando um grupo de advogados mineiros publica o chamado Manifesto dos Mineiros defendendo a redemocratização do país.
Mas o que fragilizou o governo de Getúlio Vargas foi o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945. Eram claros os sinais de que o Estado Novo estava em desgaste, principalmente com a derrota dos fascistas e a crescente rejeição geral ao governo Getúlio Vargas.
Nesta mesma época a população começou a pressionar o governo pelo fim do Estado Novo, exigindo liberdade de pensamento e expressão, eleições e um governo democrático.
O resultado foi Getúlio Vargas deposto do poder no dia 29/10/945: as tropas de militares de seu próprio ministério invadiram o Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, e forçaram a renúncia do presidente. Consolidava-se O FIM do Estado Novo e chegava ao fim um governo que durava desde 1930.
Com o fim do Estado Novo,o Brasil teve seu primeiro processo de transição democrática.
2. A REDEMOCRATIZAÇÃO DO BRASIL
Com o fim do Estado Novo,o Brasil teve seu primeiro processo de transição democrática.
A Redemocratização do Brasil foram dois processos de transição política que acabaram com regimes ditatoriais. A primeira redemocratização ocorreu em 1945, com o fim do Estado Novo (1937-45), golpe militar implementado pelo governo de Getúlio Vargas.
A segunda transição aconteceu em 1985, com o fim do Regime Militar (1964-85).
Apesar de ter durado mais de duas décadas, a Ditadura já estava em desgaste havia muito tempo. A sociedade reivindicava as liberdades individuais restringidas e exigia que os presos políticos fossem soltos