O filme náufrago x a importância da comunicação
No inicio do filme percebemos a dependência de Chuck da comunicação interpessoal na sua profissão. Usando uma linguagem sempre para dar ordens, e cobrar o máximo de agilidade de seus funcionários. O personagem é um homem extremamente ocupado demais e obrigado a restringir ao máximo seus compromissos pessoais, ele deixa a namorada com a promessa de que voltaria logo e num acidente de avião a sua vida corrida é interrompida num lugar sem pagers, agendas ou celulares.
Desde momento da sua vida, para poder sobreviver, Chuck se adapta ao ambiente de mata fechada aprender a ser selvagem para se mantiver vivo. Passando a buscar água nos cocos, criar instrumentos de caça para pescar, habita em cavernas e fazer fogo por meios naturais, são algumas mudanças de um indivíduo civilizado, para uma pessoa isolada de todo o mundo e ter que lidar com a natureza. Chuck não só teve que se adaptar à ilha, mas a comunicação para expor seus sentimentos. Pois ele não conseguiria manter-se consciente na completa solidão. Precisaria contar, falar, desabafar, ele tem a necessidade da comunicação na vida do ser. A loucura seria o fim do Chuck, que capacitado para um processo comunicativo complexo, não encontra ninguém às voltas para colocá-lo em prática.
Chuck encontrou uma forma de se relacionar, encontrou uma bola de voleibol, aonde ele com o próprio sangue criou os olhos, nariz e a boca, e a batizou com o nome de Wilson, naquele momento em diante, seria uma forma de expressar o que sentia, dessa forma evitaria a loucura, desespero da solidão e perderia a razão. A bola Wilson daria ao mesmo tempo a comunicação de Chuck, intrapessoal e interpessoal, tão necessária de sobrevivência do personagem.
Chuck, depois de ser resgatado, volta para a civilização, como um homem profundamente mudado. Ele percebe que tudo o que tinha e o que achava que era importante foram as melhores coisas que poderia de lhe acontecido.
O naufrago