O filme mostra a imposi o de regimes econ micos neoliberais atrav s do choque coletivo

590 palavras 3 páginas
O filme mostra a imposição de regimes econômicos neoliberais através do choque coletivo, realizando analogias difíceis de serem assistidas. No início do documentário a escritora faz uma analise do conceito por ela utilizado. Segundo Klein “o estado de choque não é apenas o que acontece conosco quando acontece algo ruim, e sim o que acontece quando perdemos a nossa narrativa, quando perdemos nossa história, quando ficamos desorientados. O que nos mantêm orientados, fora de choque, é a nossa história”.
Nos anos ‘50, estudos promovidos pela CIA, em convênio com instituições psiquiátricas canadenses (forma ao Canadá pois realizar os mesmos testes nos EUA seria ilegal) mostraram que a terapia do choque diminuía a capacidade de raciocino, fazendo com que as pessoas regredissem, ficando impossibilitadas de tomar qualquer atitude. Esta forma científica de tortura foi usada durante guerras (a exemplo das guerras não convencionais do Império contra a América Latina), crises e desastres naturais, operando como demonstração de crueldade sistêmica, amansando resistências de modo a preparar os povos a tolerarem o avanço dos mecanismos para privatizar e desregulamentar bens públicos.
A obra demonstra de forma cabal como as idéias têm conseqüências, sendo o mentor do neoliberalismo, o economista Milton Friedman, o principal responsável pelas “torturas” em escala societária. Este intelectual, formador na Escola de Chicago, é o principal alvo de críticas da escritora Naomi Klein. Não sem razão.
Um dos exemplos dados no documentário é o Chile. O país foi laboratório do neoliberalismo, experiência “bem sucedida”, executando o sistema previdenciário com uma calculadora financeira, operada por ex-alunos de Friedman (daí o apelido de Chicago Boys) e assassinando, matando, desaparecendo, violando, violentando, saqueando e torturando com a outra pata, diretamente comandada pelo general Augusto Pinochet.
Outros exemplos dados no filme, posteriores ao caso do Chile, são a Argentina (na Era

Relacionados