O Fil sofo e a Filosofia Hoje
Sobre o "filósofo” e a "filosofia”, a opinião do leigo não mudou muito. Um exemplo atual veiculando as mesmas ideias que circulavam na Antiguidade pode ser encontrado no esquete cômico que o famoso grupo inglês Monty Python criou em 1972, inspirado na filosofia.
O esquete alude a um jogo de futebol ocorrido no Olympiastadion, durante as Olimpíadas de Munique, mas ao invés dos verdadeiros jogadores, são os mais célebres filósofos da história da filosofia que são colocados no campo.
O esquete foi apresentado pela primeira vez na TV alemã, no programa Monty Python's Fliegender Zirkus, mas também foi incluído em 1982, no filme Monty Python Live at the Hollywood Bowl.Será que tais caricaturas, tais "pinturas anedóticas”, que apresentam o filósofo em sua alienação do nosso mundo cotidiano, correspondem mesmo a toda a realidade?
Também, desde a Antiguidade até os dias de hoje, encontramos algumas respostas a essas questões, tanto por parte dos filósofos que suscitaram o riso, quanto por parte daqueles que, sem intenção de responder a uma provocação, puderam mostrar que esse quadro pode estar bem distante da realidade...
Podemos começar lembrando o caso das prensas de oliva de Tales que foi reprovado por sua pobreza e decidiu mostrar que poderia enriquecer com sua sabedoria ou o impulso para o desenvolvimento do cálculo probabilístico por parte de Pascal, que só visou contribuir com um amigo jogador. Ou podemos, ainda, lembrar a resposta de Sócrates às suas condenações, resposta que mostra que o comprometimento do pensador com as indagações que provocava na cidade eram de tal ordem que, em nome desses comprometimentos, preferiu a morte.
Platão, que foi aluno de Sócrates, e que pode ser considerado talvez o maior filósofo de todos os tempos, também acusado por muitos de desprezar o mundo dos sentidos, o mundo em que vivemos, em favor do mundo das ideias, o mundo ideal, tentou aplicar suas teorias políticas em Siracusa. O objetivo era