O feudalismo
Luciano Vieira
Prof. Isolete Catarina Teixeira
Centro Universitário Leonardo Da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em História (HID 0128) - Prática Educacional
15/04/2011
RESUMO
O feudalismo foi um sistema político-econômico e social que vigorou na Idade Média. A sociedade feudal era hierarquizada, ou seja, os cargos dos superiores passavam de geração para geração, e era dividida em três partes: Clero (padres, bispos, papa), Nobreza (reis, condes, senhores feudais, duques, cavaleiros), Servos (camponeses).
Os servos trabalhavam para garantir a boa vida do Clero e da Nobreza, além disso o senhor Feudal, que era como se fosse um presidente do feudo, garantia a segurança dos servos através do trabalho que era praticamente escravo.
O maior poder da época e também no feudo era do Clero, ou seja, da igreja católica. Eles dominavam econômica, política e socialmente a população. O feudo era dividido em: castelo (habitação do senhor feudal e sua família), vila camponesa, igreja, moinho, estábulo, terras de produção.
Palavras-chave: Feudo. Senhor feudal. Igreja. Servos.
1 INTRODUÇÃO
O Feudalismo é um assunto muito interessante e importante da história do nosso planeta, apesar de ter acontecido somente na Europa, os feitos realizados naquela época são lembrados até hoje, e certas reflexões daquele tempo são conseqüências que vivemos até hoje, e muita da atualidade tem ligação direta ou indireta com o passado. Primeiramente iremos falar sobre o sistema feudal, passando para a sociedade feudal, como ela era naquele tempo, e finalizando com uma abordagem da relação da igreja católica com o feudalismo.
2 O sitema feudal
Segundo Mario Schmidt os feudos eram minimundos isolados, com suas próprias leis, cobranças de impostos, força armada, eram grandes propriedades rurais. E que os proprietários de terras, conhecidos como nobres ou senhores feudais comandavam seus feudos, moravam em castelos. A economia era de subsistência,