O fazer artístico
É no fazer artítico que a criança desenvolve sua imaginação criadora, sua expressão, sua sensibilidade e sua capacidade estética.
A apreciação de imagens pode se dar a partir de perguntas que instinguem a imaginação, a observação e o interesse das crianças por essas imagens. Nada impede que as criança sejam apresentadas a obras das diversas a obras das diversas épocas da história da arte mundial e conheçam seus autores. Embora A ATENÇÃO DA CRIANÇA PEQUENA SEJA MAIS CURTA, é possível manter o interesse dela na observação e apreciação de uma obra de arte. A criatidade da professora é que vai aumentar ou limitar seu interesse.
A CRIANÇA pode e deve receber desde cedo a educação para olhar, que a possibilite refletir sobre a obra, quem a fez e porque a fez. Isso se chama fruição. A reflexão, o conhecimento, a emoção, aliados a sensação e ao prazer gerado pelo contato com as produções artísticas são conceitos neessárias para a aprendizagem em artes visuais.
A reflexão, o conhecimento, a emoção, aliaDOS A SENSAÇÃO E AO PRAZER GERADO PELO CONTATO COM AS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS SÃO CONCEITOS NECESSÁRIOS PARA A APRENDIZAGEM EM ARTES VISUAIS.
Para que isso aconteça é aconselhável que a professora escolha a maior diversidade possível de artistas e obras, e que sejam significativos para as crianças. Por exemplo: artistas como Tarsila do Amaral e Aldemir Martins que utilizavam em suas pinturas elementos do cotidiano como animais, crianças, brincadeiras infantis e objetos da cultura regional com cores e formas exuberantes e