O ethos na publicidade governamental
Daniel Dias – RGM: 85396-8
Heitor Marques Garcia – RGM: 94970-1
Noéle Oliver – RGM: 91412-6
Ricardo Correia Marcondes – RGM: 93436-4
Resumo: O texto apresentado tem como finalidade analisar o ethos social em relação ao preconceito contra os aidéticos através da publicidade criada pelo Governo Federal (Ministério da Saúde) que buscou a reflexão comportamental à conscientização e respeito ao próximo.
Palavras-Chave: AIDS; Ethos; Ética; Preconceito; Publicidade Governamental
São Paulo
2012
Introdução A busca da diversidade cultural faz criar uma melhor visibilidade sobre a realidade pela sensibilidade aos seus detalhes, tanto no espaço físico quanto ao relacionamento humano, com isso se consegue ver com atenção e valorização aquilo antes não percebido ou negado. Um destes grandes detalhes são as palavras e o poder de seus significados que fazem construir imagens do mundo e do próprio ser, trazendo assim como consequência atitudes refletidas em ações cotidianas. Tal reflexão será desenvolvida no texto que tem como objetivo a interligação do conceito Ethos a uma campanha publicitária governamental que buscou em seus detalhes de construção uma melhor e mais ampla visibilidade pública sobre o preconceito contra os aidéticos.
1. A palavra como imagem Todo texto possui seu estilo próprio na escrita por dirigir-se a um leitor que fará com que as palavras tenham significados através da interpretação em imagens. Esta imagem então criada é o resultado final de sua compreensão daquilo que foi lido, consequentemente ações e comportamentos apontarão o resultado de sua ação sobre a leitura realizada. Em nosso mundo contemporâneo cada vez mais as imagens falam por si mesmas, assim aproxima e distancia os contatos diretos com as pessoas, isso por conseguirem expressar um grande número de mensagens em uma mesma, fazendo com que as ligações comunicativas se tornem cada vez mais rápidas dentro de um meio urbano