O estudo de fun o decorre da necessidade de analisar fen menos
Daniel Teixeira
FUNÇÕES
Guarapuava
2015
Daniel Teixeira
FUNÇÕES
Trabalho da disciplina de Matemática Econômica, do 1 º ano de ciências econômicas apresentado a professora Luci Nichay, como requisito para obtenção da nota parcial.
Guarapuava
2015
Introdução O estudo de função decorre da necessidade de analisar fenômenos, descrever regularidades, interpretar interdependências e generalizar. O estudo não é restrito apenas aos interesses da Matemática, as funções fazem parte do nosso cotidiano e estão presente na realização das coisas mais elementares que fazemos.
Foi Dirichlet quem criou a definição "formal" de função moderna, para ele uma função é um caso especial de uma relação. Relação é um conjunto de pares ordenados, onde cada elemento do par pertence a um dos conjuntos relacionados. Nas relações não existem restrições quanto à lei de correspondência entre os elementos dos conjuntos, já para as funções é costume introduzir restrições.
As funções são ferramentas que descrevem as regras ou relações matemáticas específicas entre duas ou mais medidas. Na economia, as definições de lucro, de custo e de receita podem ser usadas como aplicações para ilustrar esse importante conceito da matemática.
Funções
O conceito de uma função é uma generalização da noção comum de "fórmula matemática". Quando duas variáveis x e y são tais que a cada valor de x corresponde um valor bem determinado de y, segundo uma lei qualquer, dizemos que y é função de x. Funções descrevem relações matemáticas especiais entre dois objetos. Intuitivamente, uma função é uma maneira de associar a cada valor do argumento x um único valor da função f(x).
Se houver dois conjuntos, a relação entre eles será uma função se todo elemento do primeiro conjunto estiver relacionado (ligado) apenas com um elemento do segundo conjunto.
Sejam A e B dois conjuntos não vazios.