PLANEJAMENTO E
EXERCÍCIO PRÁTICO escopo – eap precedências
Profª: Monica Daré
Mat.: Planejamento e Controle II
Data: 26/08/2014
Curso: Eng. Civil
Fase: 8ª
Equipe: Carla A. De Bona
Érika Moraes Machado
Gustavo Rodrigues
Julio César Fernandes
Lázaro Feldhaus
Introdução
O aumento da competividade no setor da construção civil e o aumento da complexidade dos projetos vêm exigindo das construtoras a adoção de melhores práticas de gestão.
O escopo de um projeto se apresenta como o ponto de partida para a realização de um determinado produto do projeto. O gerenciamento de projetos é a utilização de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas com a finalidade de organizar, monitorar e controlar atividades para atingir um objetivo dentro de restrições de tempo, custo e qualidade (VARGAS, 2009; HELDMAN,2009).
Os processos do gerenciamento do escopo do projeto estão divididos em cinco etapas, são elas:
Planejamento do escopo;
Declaração do escopo;
Criação da EAP;
Verificação do escopo;
Controle do escopo.
Planejamento do escopo
Segundo Xavier (2006, p. 58) “o planejamento do escopo é, portanto, o processo de elaborar e documentar a estratégia para o desenvolvimento do trabalho (escopo) que irá gerar o produto do projeto”. Declaração do escopo
A declaração de escopo fornece um entendimento comum do escopo do projeto a todas as partes interessadas no projeto, bem como os principais objetivos do projeto.
Criação da EAP
A estrutura analítica de projeto organiza e define o escopo total do projeto, é uma decomposição por níveis hierárquicos que orientam a entrega do trabalho a ser executado pela equipe do projeto, garantindo meios para atingir os objetivos do projeto.
Verificação do escopo
Segundo Xavier (2006, p. 121) “A verificação do escopo é o processo de obtenção da aprovação formal desse instrumento por parte dos envolvidos (stakeholders) responsáveis pela aceitação dos subprodutos do projeto. O objetivo é obter a