o ESTADO
Este papel do estado visa acima de tudo promover um equilíbrio entre a procura e a oferta e solucionar os problemas decorrentes do mercado que este por si só não consegue ver resolvidos. Contudo, o cumprimento destas tarefas tem ficado aquém do necessário e urge a necessidade em nossos dias de uma reforma de Estado. Mas o que é isto de reforma do Estado?
A reforma baseia-se em alterar normas profundas de funcionamento da organização, para que esta se torne mais eficiente e mais sustentável. Para isso acontecer é necessário inicialmente uma análise à despesa para obter resultados concretos para se poder efectuar os cortes orçamentais (que vão permitir que o défice reduza). Estes cortes orçamentais podem passar por subida dos impostos e reestruturação de organismos públicos (rescisões de contratos amigáveis, despedimento colectivo).
Medidas de impulso à economia, aos bens e à produção nacional (promovendo um aumento do produto interno bruto) e constante fiscalização da dívida pública e da taxa de juro, são outras opções de reforma do estado.
O Estado assume um papel importante como agente de controlo da economia, tendo economicamente falando uma atitude activa, fundamental para o bom funcionamento e progresso do país, assegurando a eficácia, reavaliando uma indevida distribuição da receita e fomentando o aumento económico e o equilíbrio, pois tal função não pode ser realizada por mão privada.
Este papel do estado visa acima de tudo promover um equilíbrio entre a procura e a oferta e solucionar os problemas decorrentes do mercado que este por si só não consegue ver resolvidos. Contudo, o cumprimento destas