O estado contempor neo a globaliza ao e economia nacional
SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PONTES E LACERDA
DEPARTAMENTO DE BACHARELADO EM DIREITO
Acadêmica:
RENATA REZENDE RIBEIRO
Curso:
BACHARELADO EM DIREITO
Disciplina:
ECONOMIA POLÍTICA
Professor:
GILSON SILVEIRA DO CARMO
Estado contemporâneo, globalização e economia nacional.
O estado contemporâneo surgiu no final do séc. XIV inicio do séc. XX através da evolução social, cuja mesma, objetivava atender às necessidades do período. Ele busca a concretização e a ampliação dos direitos dos cidadãos e tem como característica a função social da propriedade, o estado enfatiza a coletividade, ou seja, o estado limita os direitos dos indivíduos com o intuito de zelar do bem estar social e da segurança nacional.
O processo da globalização modificou o modo de relacionamento entre os indivíduos, influindo nas estruturas econômicas e políticas, na qual a inserção social configura essa importante interconexão. A mesma surgiu para atender ao capitalismo de modo que pudessem buscar novos mercados. As inovações tecnológicas, especialmente nas áreas de telecomunicações e meios de transportes, promoveram o processo de globalização.
Decorrente ao surgimento do estado contemporâneo, a economia nacional passou a ser direcionado ao bem estar social, atuando de forma direta na sociedade e principalmente na economia. Cuja principal função é a de proporcionar as condições de funcionamento de uma economia bem sucedida. Porém esse processo fez do estado um auxiliar incapaz de atender todas as demandas, principalmente em países periféricos, de desenvolvimento econômico baixo, no qual o número de prejudicados é maior que à capacidade de realização do poder público. O estado, portanto, pausou-se pela valorização do ser humano, e priorizou os aspectos sociais. Neste modo, a função social do estado contemporâneo precisou se modificar ao um novo cenário e a novas demandas, no sentido de