O espectro eletromagn tico
Desde a elaboração das leis de Maxwell, por James C. Maxwell, até os dias atuais têm ocorrido grandes evoluções no ramo de estudo das ondas eletromagnéticas. Hoje já se tem conhecimento de vários tipos de ondas eletromagnéticas, mas todas elas pertencem à mesma natureza, ou seja, são constituídas de campos elétricos e campos magnéticos.
No século XIX, o famoso físico James Clerk Maxwell estruturou um conjunto de quatro equações, chamadas de equações de Maxwell, que sintetizou todos os conhecimentos a cerca do assunto do eletromagnetismo que foram adquiridos até aquela época. Por meio dessas equações, Maxwell previu a existência das ondas eletromagnéticas e desde então houve inúmeros progressos com relação aos estudos sobre o eletromagnetismo.
O espectro eletromagnético é o intervalo completo de todos os tipos de radiação eletromagnética, que vai desde as ondas de rádio até a radiação gama.
É importante destacar que todas as ondas que compõem o espectro se propagam no vácuo com a mesma velocidade de 3 x 108 m/s e podem ser originadas a partir da aceleração de cargas elétricas. A faixa de luz visível ao olho humano também faz parte desse quadro de radiação eletromagnética, no entanto, sua faixa é muito pequena se comparada com a dos outros comprimentos de onda.
As regiões indicadas na figura acima representam intervalos de frequência, dentro dos quais existe um conjunto comum de técnicas para identifica-las, todas as zonas se superpõem. Assim, por exemplo, podem-se produzir radiações de comprimento de onda de 10-3m, tanto por técnicas de microndas, quanto por técnicas de radiação infravermelha.
As ondas eletromagnéticas são criadas pela movimentação dos elétrons, elas possuem diferentes características físicas (intensidade, comprimento de onda, frequência, energia, polarização, etc…). As ondas eletromagnéticas independem da existência ou não de um meio físico, podendo assim propagar-se até mesmo no vácuo. A faixa de comprimentos de onda