O envelhecimento na sociedade
Outubro 2012
Introdução
O tema abordado é o Envelhecimento na Sociedade, explicamos como ocorre o envelhecimento cutâneo, a diferença entre envelhecimento intrínseco e extrínseco, como prevenir, como tratar e como a sociedade lida com isso. As pessoas aceitam isso? Como é o comportamento em relação à ação do tempo no corpo humano?
Envelhecimento cutâneo
O envelhecimento cutâneo é a alteração da pele com o passar do tempo. Ele pode ocorrer de forma natural conforme o avanço da idade, sendo chamado de envelhecimento intrínseco que não envolve fatores externos e que leva a pele a ficar fina e sem elasticidade. Ou também pode ser agravado pelos fatores externos como a radiação solar e o tabagismo, sendo chamado de envelhecimento extrínseco e deixando a pele espessa, manchada, dura e amarelada.
A imagem acima mostra a diferença da pele das mãos de uma pessoa, aonde há maior incidência de raios solares, em relação a pele de suas pernas, que não sofreram tanta ação do sol.
O Envelhecimento Precoce
Você parece ter a idade que tem? Dependendo de seus hábitos e comportamentos, sua pele pode denunciar uma idade mais avançada do que a real. O excesso de exposição ao sol, o hábito de fumar, pouca ingestão de água, má alimentação e dormir pouco são os piores vilões no processo de envelhecimento.
Esses fatores aumentam a oxidação celular e consequentemente levam à maior degradação de colágeno, desidratação e formação de rugas. A maneira mais simples para evitar que os anos passem mais rápido do que deveriam é usar filtro solar todos os dias, passar cremes adequados para cada tipo de pele, adotar uma dieta balanceada (com mais frutas, legumes e verduras, e menos gordura) e ingerir de dois a três litros de água por dia.
Os chamados antioxidantes orais são um aliado poderoso. Alguns deles são o selênio, presente na castanha-do-Pará, o licopeno existente no tomate, na melancia e na