O ENSINO DE HISTÓRIA E SUAS METODOLOGIAS AO DECORRER DOS ANOS
CENTRO DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES
UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS
COORDENAÇÃO DO CURSO DE HISTÓRIA
DISCIPLINA: TEORIA DO ENSINO DE HISTÓRIA
O ENSINO DE HISTÓRIA E SUAS METODOLOGIAS AO DECORRER DOS ANOS
CAZAZEIRAS-PB
28 DE NOVEMBRO DE 2013
Introdução
Objetivo aqui proposto será analisar o ensino de história no Brasil deste a época do império até as reformulações dos parâmetros curriculares, no termino do século XX. Em decorrência da magnitude do conteúdo abordado realizarei um recorte temporal par melhor compreender, limitando-se apenas em características de suma importância deste assunto.
A abordagem será feita buscando uma relação inerente entre as diversas metodologias abordadas no ensino de historia em decorrer de suas modificações e processos ao longo do tempo.
Como método de desenvolvimento, a princípio o mesmo mencionará os principais elementos que enfatizam a evolução do ensino de história como matéria escolar no período regencial no Brasil. Em seguida, a abordagem metodológica será feita na década de trinta do século XX com a chamada Escola Nova, passando por uma breve citação durante o período de regime militar ocorrido em 1964, chegando até nova formulação dos parâmetros curriculares da década de 1980. Ao final, o modo de conclusão será estabelecer uma relação justificável entre as melhorias progressivas do ensino de história no Brasil.
Implantação do ensino de história no Brasil
O ensino de história no Brasil foi implantado em 1938 no colégio Pedro II sendo ensinada apenas para alunos da 6ª, neste período a educação desenvolveu-se muito pouco ficando a encargo da Igreja, principal ordem religiosa. Assim, a educação, além de muito restrita, era diretamente vinculada às ideias religiosas.
A história ensinada era quase unicamente história bíblica, Era na verdade uma matéria encarregada de ajudar na catequese e na formação de uma moral católica.
Neste período a método de ensino tinha um