O ensino da l ngua portuguesa no Brasil segue um padr o de d cadas atr s dando prioridade ao ensino da gramatica

485 palavras 2 páginas
O ensino da língua portuguesa no Brasil segue um padrão de décadas atrás dando prioridade ao ensino da gramatica, mesmo os exercícios contextualizados servem como base para que os alunos estudem a gramatica, não é isso que diz no pcns de língua portuguesa para o ensino médio, eles querem ouvir o aluno, querem que os alunos consigam desenvolver ideias, passem a serem críticos, que possam se comunicar mais, eles querem que o aluno aprendam a gramatica não apenas para saber falar bem e bonito, eles querem que os alunos consigam entender a língua portuguesa, mas não apenas isso, eles querem que os alunos estejam preparados para usar a comunicação nos mais diversos ambientes em que vivem e convivem.
Mas isso ainda não ocorre, muitas escolas ensinam gramatica como norma padrão, fazendo analise dentro de frases, para que os alunos desmembrem essas frases, e quando isso acontece de forma contextualizada eles pegam fragmentos de textos desconexos para que os alunos façam analises daqueles textos, além de que hoje em dia estudar machado de Assis, não motiva os alunos, os jovens de hoje consideram o ensino de literatura chato. O certo seriam pegar textos completos, trazerem para dentro de sala de aula textos que os alunos se identifiquem mais, isso fará com que eles se sintam motivados, e em cima desses textos eles passarem a estudar a gramatica.
Os vestibulares de universidades federais e o Enem devem ser levados em consideração, já que o ensino médio é justamente a preparação para o aluno prestarem tanto o vestibular quanto o Enem.
De um modo geral tanto os pcns de língua portuguesa quanto o currículo do estado de Goiás para o ensino de língua portuguesa no ensino médio, especificamente o segundo ano do ensino médio trazem uma forma de ensino que seria o certo, basta que as escolas coloquem em pratica. Mas ai surge uma questão, nossos professores estão preparados para ministrar uma aula mais expositiva, analisando textos, juntos com os alunos, levando em consideração as

Relacionados