O ensino da batalha dos guararapes nas turmas de 7° ano do ensino fundamental
Artigo de Produção Científica intitulado O Ensino da Batalha dos Guararapes nas turmas de 7º Ano do Ensino Fundamental: Um estudo de caso, apresentado pelo aluno Gilson Almeida de Melo, do curso de História – 6º período para obtenção de nota na disciplina Projeto de Produção Científica Histórica, lecionada pela Professora, Gissele Viana Carvalho.
Recife
2012
RESUMO
O presente artigo tem como finalidade compreender como o ensino da Batalha dos Guararapes é ensinado nas turmas do 7º Ano do Ensino Fundamental na Escola pública Oscar Moura situada no município do Jaboatão dos Guararapes. Nosso interesse por este tema surgiu em razão da comemoração anual da Batalha (expulsão dos Holandeses no Brasil- 1648 e 1649), que ocorre no monte dos Guararapes e que mobiliza toda a cidade e cidades circunvizinha. A metodologia pensada para o projeto de pesquisa foi desenvolvida a partir de três visitas na Escola Oscar Moura. Foram feitos questionários para a direção da escola, professores de história e alunos. Os resultados apontaram que a escola não trata dessa temática. A direção da escola diz que não há nenhum projeto didático organizado pela direão-coordenação,os professores argumentam que seguem os conteúdos do livro didático e os alunos desconhecem a comemoração como conteúdo abordado nas aulas de história.
Palavras chaves: Batalha dos Guararapes, ensino, micro-história
INTRODUÇÃO
Na minha trajetória como professor-estagiário numa escola pública na cidade do Jaboatão dos Guararapes-PE, observei que o ensino de história limitava-se ao estudo no livro didático.
Isso me chamou bastante atenção, pois na sala dos professores procurei conversar com alguns professores de história sobre o ensino dessa disciplina e fui surpreendido com o consenso de que o ensino é limitado ao livro didático.
Quando questionei sobre outros recursos, como por exemplo: Instrumentos tecnológicos,