O Enigma De Kasper Hauser
PROFESSORA: DULCE | ANTROPOLOGIA
ALUNAS: GABRIELA MARTINS E LUANA CASTRO
PROPOSTA: COM A LEITURA DOS TEXTOS DOS ANTROPÓLOGOS TOBERTO DAMATTA E ROQUE LARAIA E APÓS ASSISTIR O FILME, RESPONDA:
1. De que se trata o filme?
O filme conta a história de um jovem que foi mantido em cativeiro desde o seu nascimento, sendo privado do convívio social. O jovem é alimentado por um homem misterioso que lhe ensina algumas palavras, dentre elas, seu nome, Kaspar Hauser, e, mais tarde, o liberta e o deixa numa cidade próxima (Nuremberg). Kaspar portava poucos objetos, dentre eles uma carta de origem anônima, que mencionava seu nome, a data de seu nascimento e a indicação de que ele deveria se tornar um cavaleiro tal como seu pai, cuja identidade não é revelada. Logo a notícia da presença estranha daquele rapaz se espalha e Kaspar Hauser se torna alvo da curiosidade dos habitantes da cidade. Sem ainda ter desenvolvido completamente os movimentos das pernas e da fala, Kaspar Hauser é ensinado por uma família e por um padre e, durante dois anos, amplia seu vocabulário e aprende, facilmente, música, tricô e jardinagem. Mas, no que diz respeito à compreensão das convenções da época, principalmente às ligadas à sociedade, ciência e religião, é um fracasso. O filme termina com Kaspar Hauser assassinado com um objeto cortante no peito. Assim como sua origem e real identidade, a pessoa que o manteve em cativeiro quando criança e seu assassino não foram desvendados, permanecendo um enigma.
2. Explique a ideia de John Locke sobre a mente humana e, posteriormente, compare com o filme O enigma de Kaspar Houser a respeito do aprendizado da cultura e da refutação da aquisição inata da mesma.
Em Ensaio acerca do Entendimento Humano John Locke formula sua teoria acerca da aquisição do conhecimento. Segundo ele a mente humana, no início, é um “papel em branco” – uma tabula rasa – que aos poucos é preenchido pelos dados da experiência, sendo esta a única