“O enigma de Kasper Hauser”
Administração – Turma N10
Ciências Sociais
Relatório referente filme: “O enigma de Kasper Hauser”
Data entrega: 02/09/2013
Aluno: Luan Henrique Souza Rozin
RA: 6187584067
Kasper Hauser nasceu em 1812, e somente em 1828 foi solto ao mundo. Durante esses 16 a 17 anos alimentava se de água e pão deixado por seu pai durante a noite em sua caverna. Desde criança brincou com um cavalinho de madeira, seu único brinquedo. Ao decorrer desse período “preso” lhe era passado a mensagem para ser um grande cavalheiro como seu pai.
Quando libertado em uma praça carregava consigo uma carta explicando sua situação, pois o garoto não sabia muito se expressar, conversar, a não ser citar a frase: “quero ser um cavaleiro tal como o meu pai” e “cavalo” quando via um animal, devido sua infância com um brinquedo já citado. Sabia escrever seu nome, um dos poucos ensinamentos que lhe foi passado.
A carta dizia que Kasper queria entrar ao serviço militar, encaminhado ao capitão da cavalaria do 4° esquadrão do 6° regimento, recebido a carta e apresentado a “criatura” ele foi encaminhado a uma torre, onde ficavam alguns desamparados, vagabundos, excluídos do mundo “normal”, suas atitudes e comportamento foi observado como diferente ao natural e tornou se atração de circo.
Nesse circo um professor o descobriu em fuga e levou para morar em sua casa, curioso foi ensinando hábitos normais, alimentação, brincar, desenhar, montar a cavalo, etc. Aos poucos foi entendendo sua posição ao mundo, como um ser diferente de todos, e também entendendo como funciona o todo resto, viver, tornar se alguém, casar, etc.
Fica admirado quando visualiza a torre onde antes esteve aprisionado, e acaba recordando alguns momentos de cativeiro.
Outra mudança na sua percepção do mundo vem quando estava em companhia de clérigos e foi questionado se já pensou em Deus, alguém superior, porém ele não entende logo de cara, devido falta de instrução, poucos