O Engenheiro De Bioprocessos
A Atividade humana tem contribuído para a eutrofização das águas, o que contribui para o desenvolvimento de compostos odoríferos, como a geosmina. Esses compostos são pouco removidos pelos processos convencionais de filtração, o que compromete os padrões de qualidade. O E.B pode elaborar através de seus conhecimentos uma opção de tratamento, como a nanofiltração que promove remoções seperiores a 95% destes compostos, tornando o consumo viável (ZAT e BENETTI, 2011).
A maneira incorreta de manejar os criadouros de peixes também pode ser um desafio, pois, a geosmina penetra nos peixes deixando um aroma/odor de barro, o que pode provocar um grande impacto financeiro negativo. O E.B pode atuar adotando medidas químicas, físicas ou biológicas de controle (SOUZA et.al, 2012). Em cervejarias, algo muito útil é detecção precoce dos níveis de geosmina, pois, interfere diretamente na qualidade final do produto. O E.B está apto a elaborar tal produto.
A geosmina entretanto, não traz prejuízo somente. Ela também é associada ao prazer. Pesquisas mostraram que o olfato humano é bastante sensível à geosmina e que algumas pessoas conseguem detectar o cheiro da substância mesmo em concentrações tão baixas como em 5 partes por trilhão. O composto é geralmente agradável para a maior parte das pessoas e chega a ser usado para conferir um aroma terroso em perfumes. A geosmina também é indicio de umidade, camelos conseguem sentir seu odor característico a quilômetros. Seria muito interessante, nos tempos de crise hídrica, termos um equipamento que detectasse a