O encontro de paulo
Hélio Evanil Chinelato Trabalho de Conclusão de Curso.
1. Tema: — O encontro de Paulo com Jesus no caminho de Damasco.
2. Justificativa: — Queremos com esse tema estudar o encontro de Paulo, um judeu praticante e zeloso da lei mosaica, com Jesus, mestre na interpretação da lei judaica e revelador da identidade de Deus, que o levou à profunda conversão na maneira de compreender Deus e sua atuação no meio do povo de Israel, modelo de salvação para toda a humanidade. Tentaremos comparar o chamado de Paulo, feito por Jesus no caminho de Damasco, com a escolha dos seus Apóstolos para tornarem seus discípulos e protagonistas do cristianismo, fundando igrejas mundo afora, estendendo assim a salvação a todas as nações. Também abordaremos a possibilidade desse encontro ter acontecido na Galiléia, localidade onde Jesus deu inicio ao seu ministério e propiciou encontros com seus discípulos após o evento da ressurreição.
3. Objetivo Geral: — Analisar se o encontro de Paulo com Jesus, no caminho de Damasco, aconteceu na Galiléia. — Pesquisar a possibilidade do encontro de Paulo com Jesus, acontecido na Galiléia, conferir a Paulo o titulo de apostolo.
4. Objetivo Específico: — Identificar o caminho de Damasco passando pela Galiléia. — Analisar se o Deus defendido por Paulo assemelha-se com Jesus. — Demonstrar como Paulo reconhece Jesus no caminho de Damasco. — Analisar a transformação em Paulo após o encontro com Jesus.
5. Problemática: — O que representava a Galiléia para os israelitas? — Por que chamavam Jesus de galileu? — O que as escrituras dizem sobre os encontros de Jesus acontecido na Galiléia? — Como Jesus encontra seus discípulos na Galiléia? — Qual a relação de Paulo com os