Paper
Aluno
Tutor(a) Externo(a):
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Artes visuais () – módulo
RESUMO
A figura humana esta dispersa em várias áreas, está em nosso cotidiano, como é o caso das charges. As charges são um desenho pesado, crítico, que estão ligadas as ações das localidades, serve mais pra fazer denuncia, de provocar risos, satirizar e outros. O termo charge vem do francês a qual significa carga, exagero. Elas foram criadas no século XIX por pessoas opostas a governos ou críticos políticos. A charge pode trazer dentro do seu contexto várias analizes e linguagens da realidade, como: discurso chargístico, linguagem visual, exagero, ridículo, ruptura discursiva, polifonia e intertextualidade.
Palavras-chave: Charges. Desenho. Informação. Risos.
1 INTRODUÇÃO
Este artigo vem tratar de uma das especificidades, estilo do desenho da figura humana, a charge. A charge é um estilo de ilustração muito corriqueiro que está ao alcance de todas as classes sociais.
A charge é cômica, ridícula, satírica, ela vem contrapor ideologias, criticar os absurdos que acontecem na sociedade. Os políticos e as celebridades são as suas maiores vítimas.
A charge é muito comum em nosso cotidiano e foi criada no século XIX, criticando os poderosos da época.
Assim, a charge pode trazer dentro do seu contexto várias analizes e linguagens da realidade, como: discurso chargístico, linguagem visual, exagero, ridículo, ruptura discursiva, polifonia e intertextualidade.
2-CHARGE
Tendo em vista que a charge é um estilo de ilustração que traz embutido a satirização, e e a maneira de fazer essa satira é através das caricatura. Sao muitos os temas que as charges vem comentando, mas principalmente temas da atualidade dendo ter varios personagens como também um apenas. A palavra vem do Frances e significa carga, ou seja, exagera traços do caráter de alguém ou de algo