O empreendedorismo
1. Introdução
No âmbito da disciplina de Área de Integração, foi proposto pelo professor que realizasse-mos um pequeno trabalho de investigação sobre o tema: o empreendedorismo. Contudo, teremos de desenvolver apenas 3 tópicos dos 5 sugeridos pelo professor da disciplina. Entre os quais nós iremos falar sobre o que é o empreendedorismo, qual a sua importância nos dias de hoje para as relações interpessoais no trabalho e para a própria economia global, que relação há entre as novas tecnologias e o empreendedorismo e finalmente identificar empresas portuguesas com projetos empreendedores baseados nas novas tecnologias.
Os nossos principais objetivos com esta pequena investigação são demostrar que com as novas tecnologias podem existir técnicas de trabalho muito mais avançadas, como por exemplo trabalhar em casa através dos meios informáticos. Salientar sua facilidade de utilização para a humanidade e não se basearem no "tabu" que existe em relação a este tema. E finalmente, mais propriamente na conclusão, vamos criar uma empresa fictícia concebendo uma ideia criativa e empreendedora para que esta seja um sucesso. Identificando o ramo de atividade, o produto a comercializar, a possível margem de lucro, o número de trabalhadores e o investimento inicial.
1. O que é o empreendedorismo?
O empreendedorismo pode ser definido como um conjunto de atitudes e desenvolvimento de competências e habilidades que se pretende encontrar no trabalhador, nas organizações e empresas, quer públicas ou privadas, nos empresários e gestores.
2.1. O empreendedor
O que normalmente as empresas pretendem encontrar no trabalhador é espírito inovar e criativo, pelo qual se designa como empreendedor.
Um empreendedor, para além desse espírito inovar e criativo deve também possuir outras caraterísticas, tais como:
Ser criativo;
Ser autónomo;
Confiança em si próprio;
Possuir espírito de equipa;