fracasso escolar
Unidade Campo Limpo autor Priscila Raele Lopes Ferreira
R.A: 2250340336
Psicopedagogia
ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO II
Profa. Lauriete lima
PENSAMENTO E LINGUAGEM
Introdução
Este artigo tem uma discussão em torno dos conhecimentos que vem sendo aprendendo no curso de psicopedagogia e principalmente na disciplina de atendimento psicopedagógico II, abordaremos neste artigo o tema pensamento e linguagem e suas definições.
Pensamento é uma forma de processo mental ou faculdade do sistema mental, pois através do mesmo comandamos nossas atitudes e escolhas. Pensar permite aos seres modelarem o mundo e com isso lidar com ele de uma forma efetiva e de acordo com suas metas, planos e desejos. O pensamento é considerado a expressão mais "palpável" do ser humano, pois através de imagens e ideias revela justamente a vontade deste.
O pensamento é fundamental no processo de aprendizagem, pois ele é construtivo do conhecimento, etimologicamente, pensar significa avaliar o peso de alguma coisa. Em sentido amplo, podemos dizer que o pensamento tem como missão tornar-se avaliador da realidade. O principal veículo do processo de conscientização é o pensamento. A atividade de pensar confere ao homem "asas" para mover-se no mundo e "raízes" para aprofundar-se na realidade.
A linguagem é a fala do pensamento por meio da expressão, a linguagem pode ser falada, escrita, por gestos ou símbolos. Pode ser verbal ou não verbal, permitindo não somente a transmissão dos conhecimentos adquiridos ao longo do processo histórico pelo qual o homem se torna progressivamente o senhor da natureza, mas dá-lhe também um meio de conhecimento, a possibilidade de abstrair dos primeiros sinais da realidade seu aspecto profundo e as leis que regem os objetos e fenômenos da natureza.
Esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, documental e eletrônica. De abordagem qualitativa