O Empreendedor Ideal
Seja para instalar uma empresa, ganhar autonomia e independência financeira ou ampliar e expandir seus negócios atuais, o Empreendedor terá uma grande batalha a ser enfrentada. No mundo globalizado, onde as mudanças ocorrem de forma dinâmica e complexa, criar produtos ou serviços novos é desafiador. Por isso é necessário que o Empreendedor desenvolva várias características que o levem ao sucesso.
Esse trabalho ao abordar o tema, O Empreendedor ideal, busca relacionar diversos perfis empreendedores e mostra como eles são extremamente úteis ao se trilhar o caminho do Empreendedorismo. Mostraremos também como grandes empreendedores alcançaram o sucesso empresarial e quais características foram mais decisivas nesse processo, isso apontado por eles. Será que essas características, na prática, realmente fazem a diferença? Essa questão será também discutida nesse trabalho, ao estudarmos a literatura e confrontá-la com casos de empreendedores já consagrados no mundo dos negócios.
2. O EMPREENDEDOR
Segundo CHIAVENATO, 2012, o empreendedor não é somente um fundador de novas empresas, o construtor de novos negócios, ou o consolidador e impulsionador de negócios atuais. Ele proporciona a energia que move toda a economia, alavanca as mudanças e transformações, produz a dinâmica de novas ideias, cria empregos e impulsiona talentos e competências. Analisando essa definição podemos ver como é importante e complexa a tarefa de empreender. Não se trata apenas de ter sucesso financeiro, status, reconhecimento, mas envolve pessoas, a economia de um país e diversos outras variáveis. Sendo o empreendedorismo basicamente a prática de criar novos negócios ou revitalizar os já existentes, o empreendedor está sempre lidando com a incerteza, principalmente quando envolve algo realmente novo ou quando o mercado para o seu produto sequer existe. Podemos citar como exemplos negócios como Google, YouTube, Yahoo, Facebook e outros na maioria das vezes