O Egito Antigo
1 - O Rio Nilo tormou-se muito importante quando a parte norte da Africa foi se desertificando levando grupos neoliticos a procurar por água. Como o Nilo nasce na àfrica Central ele mantem-se perene mesmo no deserto.
2 - Na segunda metade do ano o Nilo transborda favorecendo a pratica da agricultura. Isso facilitou a fixação e sustentou o Egito nos milênios posteriores.
3 - Como hávia uma crescente penúria os recursos encontrados em decorrencia das do Nilo foram se tornando cada vez mais valorizados.
4 - Durante o quarto milenio antes de Cristo, os grupos que viviam no Vale do Nilo organizavão-se em alseias que formavam distritos chamados de nomos. Em 3.500 a.C. os distritos se aliaram para realizar plantações e colheitas, isso levou a formação de dois reinos:
Alto Egito(Sul) e Baixo Egito(Norte).
5 - Segundo a tradição 300 anos depois Menés, do Alto Egito conquistou o Baixo Egito, tornando-se o primeiro faraó. Entre
3.200 e 2.300 a.C. a civilização egipcia viveu sob monarquia absoluta, quando foram criadas a pirâmedes de Gizé.
6 - Por vota de 2.300 a.C., os nomarcas questionaram o poder do faró provocando um enfraquecimento político e economico que durou cerca de 300 anos. Os faraós reconquistaram a unidade do imperio, entre 2.000 e 1.750 a.C. Nesse periodo a chegado dos hebreus abriu a possibilidade de invasão dos hicsos, que dominaram o império.
7 - O Novo Império iniciou-se com a expulsão dos hicsos e foi marcado pelo himperialismo exercido pelos faraós tebanos.
O deus-sol
8 - No novo império o faraó Amenófis IV, para se livrar da influência polítia dos sacerdotes, expulsou-os e baniu as crenças politeistas e criou o culto ao deus Aton, o disco solar. Sua revolução religiosa so foi possivel graças ao apoio do exercito, mas após dez anos, com sua morte o exercito conciliou-se com os sacerdotes, e o antigo poder foi restaurado.
9 - Em 662 a.C. os assírios tomaram o Egito, os assírios foram expulsos em 650 a.C.