O efeito das novas tecnologias
O efeito das Novas Tecnologias da comunicação na sociedade contemporânea
Trabalho realizado no âmbito da disciplina de filosofia, por: Catarina Vieira Gomes nº11, 11º5
As novas tecnologias tem provocado mudanças profundas na nossa vida, elas tem provocado uma alteração do mundo, e para a expansão do comércio.
Os seus mecanismos excessivos, as vantagens de fazer as coisas muito rápidas, e a grande produtividade, dão a estas empresas um grande lucro, o que faz das tecnologias um negócio em que o ser humano é substituído por instrumentos tecnológicos. A evolução tecnológica contribuiu também para a diminuição das distâncias e do tempo.
A era digital e a cultura do consumo criaram a ideia de que tudo foi feito exclusivamente para nós, à nossa medida e para resolver os nossos problemas, o que veio a centralizar o individuo em si próprio e que lhe trás um aumento da sua auto-estima e a ideia de poder, na medida em que todos os problemas podem ser resolvidos e que tudo foi criado para si.
Por outro lado, aumentou o desejo de consumo, as suas necessidades e levou a um individualismo social.
Instrumentos como a televisão, o computador, a internet, o telemóvel e até as câmaras de videovigilância fazem agora parte do dia-a-dia e são necessidades primárias de todos os cidadãos. Estes instrumentos, trazem-nos uma grande comodidade, um conforto, e uma grande facilidade em obter coisas rapidamente. Ajuda também a que a pessoa consiga encontrar a sua própria identidade. Mas no entanto trazem também aspectos negativos como o isolamento do indivíduo, pondo em causa hábitos tradicionais como as relações familiares e até com a vizinhança e amigos, a não distinção entre a realidade