O Efeito Carnaval
O Brasil é conhecido mundialmente como o país do futebol, mas não podemos deixar de lembrar que o carnaval é um dos eventos que atrai mais turistas para o nosso país. Acontecendo sempre no começo do ano, são quatro dias de muita alegria e festa por praticamente todo nosso território.
Os hotéis ficam lotados, as principais cidades como Salvador e Rio de Janeiro abrigam milhares de turistas de todos os cantos do mundo, gerando assim uma movimentação na economia do local.
Independente dos benefícios que o carnaval trás para o nosso país, não podemos deixar de pensar que todo esse dinheiro gasto para que ele ocorra poderia ser melhor utilizado em outros aspectos tão necessitados em nosso dia a dia. Como por exemplo, educação, saúde e saneamento básico. Cidades que tem um dos melhores carnavais do país são assoladas o resto do ano com violência ou com falta de educação básica para nossas crianças.
Não acredito que precisamos acabar com o carnaval, pois os problemas no Brasil não iriam deixar de existir, mas se um pouco do empenho que os nossos governantes dedicam a essa festa fosse dedicado a outros problemas como os já citados, com certeza eles seriam ao menos minimizados.
Claro que todos os visitantes do mundo são bem vindos na nossa terra, e isso nunca pode deixar de acontecer. Mas a preocupação que nós damos para esse evento poderia ser replicado em outras áreas, como cobranças por uma educação melhor, por melhor saneamento básico, mais empregos, entre outros aspectos que sabemos e precisamos melhorar.
Cabe a nós cidadãos, cobrar que nossos representantes façam os esforços necessários para melhorar o nosso dia a dia, os outros 360 dias do ano, e não apenas os 4 ou 5 dias de carnaval. Sem uma cobrança contínua e eficiente da população, a situação atual nunca irá mudar.