mudan a social
1. Introdução................................................................4
2. O Carnaval Antigamente..........................................5
3. Transição do Carnaval antigo ao atual....................7
4. O Carnaval atualmente............................................9
5. Consequências das mudanças no Carnaval.........11
6. Conclusão..............................................................14
1. INTRODUÇÃO
As mudanças sociais são fenômenos impostos pelo próprio homem, de acordo com as suas necessidades. Elas representam o rompimento com a tradição, e pode ser percebida em diferentes âmbitos da sociedade. Esse rompimento representa uma forma de reconfigurar a ordem, a fim de adaptá-la às novas necessidades dos seres humanos.
Todas as sociedades, por mais tradicionais que sejam, mudam nas variadas épocas. As causas dessas mudanças são muito complexas, já que acontecem de diferentes formas em cada sociedade, entretanto, os fatores podem ser provenientes de causas naturais, descobertas, ou, ainda aculturações. Além disso, são os indivíduos, através de suas interações entre si e com o meio que promovem tais mudanças, as quais podem se dar tanto no plano material quanto moral.
No Brasil, assim como em todas as sociedades, pode-se dar exemplos de inúmeras mudanças sociais. Porém, a fim de entender melhor sobre como se dá o processo de mudança, analisaremos o carnaval da capital pernambucana, Recife, que, com o passar dos anos, sofreu inúmeras alterações.
2. O CARNAVAL ANTIGAMENTE
A história do carnaval no Brasil iniciou-se no período colonial. Uma das primeiras festas carnavalescas foi o entrudo, uma festa de origem portuguesa. A partir de finais do século XVIII existiam vários tipos de entrudosque se modificavam de acordo com o local e com os grupos sociais