trabalho de metodologia
Fatores e seus efeitos
RESUMO
O objetivo central do trabalho é redigir os motivos que ocasionam a violência no carnaval e seus principais efeitos, tanto pessoais, quanto sociais. Demonstrar através de dados quais são os tipos de violência na maior festa popular do Brasil e o que motiva essa anarquia de atitudes negativas num momento onde a euforia, a alegria e o espírito festivo deveriam dominar. O trabalho visa apontar as causas do problema e suas soluções concretas, pois se a violência é verídica, a paz, a tranquilidade e a felicidade como consequência disso não podem ser utopias.
Palavras-chave: Carnaval; violência; fatores; efeitos.
1. INTRODUÇÃO
Não existe uma ou outra cidade onde o carnaval não é violento. Onde ocorre a celebração dessa festa popular, ocorrem brigas, discussões, agressões físicas e verbais e, muitas vezes, assassinatos. Será que algum órgão publico é culpado? O governo? Os policiais? Claro que não, a violência não reflete-se apenas no carnaval e sim todo o ano. Quanto mais o tempo passa, mais violenta a sociedade se torna e o carnaval é apenas um momento que dar uma maior visibilidade a tal problema.
Melhorar a educação doméstica e escolar é um bom meio para, ao longo do tempo, amenizar as atitudes violentas humanas, porém, em especial no carnaval, a presença forte de policiais bem preparados ajudam sim a diminuir todos os tipos de agressões.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 VIOLÊNCIA CARNAVALESCA
Diversos fatores se somam para gerar a violência. A falta de educação é o principal, porém, a desigualdade social, o uso de drogas e os incentivos musicais também tem grande importância nesse déficit festivo.
A violência é tão alarmante no carnaval que muitas pessoas, geralmente os mais velhos, que frequentaram o carnaval ao longo da vida, deixam de ir para as ruas, devido ao medo de ser violentado de alguma forma. É preocupante, pois, além das pessoas correrem riscos físicos, corporais, também