O Educador e o Ensino Aprendizagem na Prática Docente
1.1 O Educador e o Ensino Aprendizagem na Prática Docente
QUEM FOI A PROFESSORA OLGA DELLAIA
Conforme as exigências do trabalho acadêmico, tivemos que pesquisar o histórico da escola. Portanto, o nome da Escola consiste numa homenagem à professora Olga Dellaia, que dedicou grande parte de sua vida ao magistério no estado de Rondônia. Olga Dellaia, no ano de 1980, foi obrigada a afastar-se da profissão por problemas sérios de saúde, e, em 1981 viajou para Vitória/ES, em busca de tratamento médico especializado. Um ano depois retornou para Jaru, onde faleceu vítima de câncer.
CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO: A escola estadual de ensino fundamental e médio Olga Dellaia foi criada em 01 de março de 1984 para atender a uma clientela de 1º ao 9º ano do ensino fundamental, através do Decreto 2579, de janeiro de 1985. Mas sua autorização de funcionamento ocorreu no dia 30 de outubro de 1991, segundo o Processo 284/CEE/RO e o Parecer 136/CEE/RO, que definiram sua nomenclatura como Escola de 1° Grau Olga Dellaia; mais tarde, com o Decreto 8.367, de 04 de março de 1998, ficou denominada Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Olga Dellaia, naturalmente como uma forma de atualização sobre o novo vocabulário adotado pela educação nacional.
A procura por vagas nesta escola sempre foi grande, seja pela localização centralizada, seja pela qualidade do ensino que oferece, causando superlotação nas salas de aula. Nesse ano de 2013, as aulas iniciaram-se no dia 01 de Fevereiro e a clientela matriculada foi de 1.397 alunos, distribuídos em três (03) turnos distintos: Matutino, Vespertino e Noturno.
No diurno funciona com as seguintes modalidades: 1° e 2° período do CBA, correspondente a 1°, 2° e 3° CBA e, 4° a 9° ano do Ensino Fundamental Regular. No noturno funciona o Seriado Semestral com as seguintes turmas: EJA de 1ª a 4ª e 6º a 8° ano do Ensino Fundamental Seriado Semestral