O DISCURSO POL TICO
1.O que seria o discurso?
Segundo Henry (1990), discurso é o instrumento da prática política, ou mais precisamente, e a prática política tem como função, pelo discurso, transformar as relações sociais reformulando a demanda social.
O discurso nada mais é do que uma porção de palavras bonitas, com muitas informações e intenções escritas talvez por alguém, e tendo como leitor, orador, na maioria das vezes uma pessoa com desenvoltura, capacidade de persuadir, de fazer-se ouvir, convencer, argumentar, com credibilidade, sendo a ferramenta do político o modo de chagar aonde precisa.
Saber discursar é saber falar perante aos seus ouvidores, discurso quer dizer, expor suas idéias sobre certo assunto, porém para muitos, não há o menor comprometimento na busca da verdade. Para muitos o discurso é o mesmo há várias eleições outros mudam conforme a classe social, alguns as palavras são faladas/ discursadas de forma errada, para que as pessoas sintam-se tocados , envolvidos, e fiquem compadecidos com o mesmo , saber olhar , saber tocar , saber gesticular no momento certo também faz parte do ensaio .
Ao ouvirmos um discurso a frase muito usada é “se eu for eleito prometo... ’’ uma frase que tem por finalidade convencer o povo de que será feito o que está prometendo, que é capacitado para o cargo, sobre seu caráter, sobre suas idéias,porém deveriam ser mais objetivos em seus discursos , pois a cada eleição que passa o ouvinte está mais descrente das promessas que são lançadas e não são cumpridas tornando o discurso nada mais que um teatro, desta forma os ouvintes acabam elegendo em forma de protesto pessoas inadequadas , sem capacidade alguma de ocupar o lugar que não seria seu , mas sim do povo .
Clareza no discurso, analisar as propostas que serão feitas como se estivesse do outro lado, verificar as suas reais intenções, seria o mínimo que o político deveria fazer, mostrar em seu discurso que suas palavras não foram jogadas a esmo .Pois muitas