Responsabilidade Social e Empreendedorismo
Módulo: 1
Atividade: 5.2
Título: Sistema gerencial.
Aluno:
Disciplina: Introdução a Administração
Turma: 88
Introdução
O setor administrativo intermediário é composto pelo sistema gerencial de uma organização. Neste sistema, cabe ao gerente independente de sua posição funcional ou geral, obter a função de comunicação flexível dentre os níveis institucionais e operacionais, configurar soluções, planejar estratégias e administrar sua equipe de acordo com a política e o objetivo da empresa.
Chiavenato observa que o papel do administrador varia de acordo com o nível organizacional que ele esta alocado. No caso do gerente, que se encontra no nível intermediário, podemos dizer que ele deverá traduzir as missões e os objetivos da organização em ações que possam ser executas pelo nível operacional. Já Caravante, Pano e Kloeckner afirmam que todos os administradores fazem as mesmas coisas em todos os lugares, o segredo, na realidade está no como fazer.
Como exemplo disso, temos a conhecida usina siderúrgica Gerdau, ela produzia, no final da década de 80, algo em torno de 750 mil toneladas por ano de aços-carbono comuns. Em 1988 foi iniciado um esforço de desenvolvimento gerencial, com especial ênfase em Gerenciamento de pessoas. Depois de certo tempo a empresa treinou mais de 700 pessoas em melhorias. Como conseqüência, a produção geral da usina foi aumentada para 1.300 mil toneladas/ano sendo que, num dos projetos, uma instalação de lingotamento contínuo teve aumentado de 300 mil toneladas/ano para 1300 mil toneladas/ano, isto tudo sem grande investimentos. O resultado é que dominaram o mercado mundial de aço, com a simples combinação de gerenciamento de pessoas e a execução de projetos bem administrados por seus gerentes.
Tarefas a serem desempenhadas pelo gerente
O papel do gerente na organização requer que ele observe as ameaças e oportunidades no mercado atual. Conforme mencionado por W. Chan Kim e Renée Mauborgne em “A