O discurso do rei
RELATÓRIO
O DISCURSO DO REI
João Pessoa
2014
O DISCURSO DO REI
No filme O Discurso do Rei nós conhecemos a história do Rei George VI (Príncipe Albert). Ele apresenta uma gagueira severa e em decorrência da mesma, uma fobia social, grande medo de falar em público, o que vemos logo no início do filme, quando ele precisa fazer um discurso para muitas pessoas a pedido do seu pai.
Ficamos sabendo ao longo do filme que Bertie é gago desde o 4 anos de idade e ficou assim porque teve uma babá muito severa, e foi forçado com punições a escrever e pegar objetos com a mão direita mesmo sendo canhoto, até mudar sua lateralidade e se tornar destro. Os esforços de Bertie para encontrar uma cura são inúteis, mesmo tendo se consultado com vários especialistas durante sua vida. É quando Elizabeth, sua mulher, encontra o fonoaudiólogo Lionel Logue, conhecido por seus métodos nada convencionais e o convence a começar mais um tratamento.
No início, Bertie mostra uma resistência grande aos métodos e exercícios do fonoaudiólogo, mas ao longo dos dias ele vai se abrindo, chegando até mesmo a ter uma relação de amizade mais íntima com Lionel. Ao mesmo tempo, ele se vê obrigado a assumir o trono quando seu irmão mais velho precisa abdicar e tem na sua vida o dilema de precisar ser um Rei presente e estar sujeito a gaguejar diante de seu povo a qualquer momento.
Então ele assume o trono e o ponto alto da sua amizade com Lionel acontece no momento da sua coroação, quando a confiança entre eles é de fato consumada. Logo depois, a Inglaterra entra em guerra com a Alemanha e Bertie então se prepara para o seu primeiro discurso em tempos de guerra com ajuda de seu terapeuta, agora também seu amigo. O discurso acontece e ele consegue provar a todos que poderia cumprir o desafio de ser rei, mesmo com sua gagueira permanente.
A relação com a fonoaudiologia é encontrada basicamente nos métodos que Lionel usa, os que eram