O diabo veste prada
Questão 1 – Quais eram os valores terminais e instrumentais das personagens Miranda e Andrea?
Resposta: O objetivo da Miranda foi alcançar segurança, estabilidade, uma vida confortável, prestígio social e credibilidade profissional. E para alcançar suas metas ela foi extremamente exigente, ditadora, centralizadora, ousada, autoconfiante, dinâmica, autônoma, regrada e ambiciosa.
Andrea tinha como objetivo conseguir emprego no “The New Yorker” como jornalista e poder usufruir de uma vida social confortável, independente e estável financeiramente, frutos da credibilidade profissional projetada a adquirir durante os anos de sua trajetória jornalística para, ao final, casar-se e realizar seus sonhos e objetivos familiares. Uma das principais atitudes de Andrea foi disponibilizar suas 24 horas por dia, 7 dias da semana, à uma chefe de personalidade forte e autoritária, possessiva (chegando até mesmo ser arrogante), bastante regrada e rotineira. Obediência, lealdade, esforço, perseverança, capacidade de adaptação (inclusive na mudança de visual) e superação, para sempre fazer o melhor a fim de alcançar sua meta, complementavam suas atitudes submissas.
Questão 2 – Quais foram as atitudes e valores de Andrea que manifestaram a sua insatisfação com o trabalho?
Resposta: Percebeu que não tinha mais vida própria, sua carga horária de trabalho era desumana, tudo girava em torno dos mandos e desmandos de Miranda e, ainda, enfrentava um desgaste emocional com sua colega de trabalho que a tratava com arrogância e desdenha por causa de sua eficiência, fatores que afetavam sua saúde, seu relacionamento familiar e social.
Seu comportamento estava se tornando autodestrutivo, entra em crise e se dá conta de quais são suas verdadeiras