o dia dia dos gregos
Viver no campo ou na cidade trazia tarefas diferentes aos cidadãos. No campo os cidadãos viviam uma vida calma, governando as suas propriedades trabalhadas por mão-de-obra escrava. Na cidade os cidadãos ocupavam-se com a governação da cidade. Na parte da manhã dedicavam a discussão e votação das leis, na parte da tarde dedicavam-se ao lazer.
A religião
Os Gregos eram politeístas e a sua religião era antropomórfica porque os seus deuses tinham formas humanas. Além disto tinham também os defeitos e as qualidades dos seres humanos.
O que distinguia dos deuses dos humanos era:
- Imortalidade;
- Invisibilidade;
- Metamorfose (Poder de se transformar).
Os títulos de culto praticados pelos gregos eram:
- Culto doméstico, feito pelo chefe de família, em casa, num pequeno altar, era dirigido às divindades protectoras do lar e aos antepassados;
- Culto cívico, realizado nos tempos das cidades e dirigindo pelos arcontes;
-Culto pan-helénico, no qual podiam participar pessoas vindas de toda a Grécia e que se realizava nos principais santuários da Grécia (um exemplo deste culto era os Jogos Olímpicos).
Os jogos
Os gregos utilizaram a praticar dos vários jogos como forma de adoração aos seus deuses. De todo, o mais importante foi os jogos Olímpicos feitos em honra de Zeus, de quatro em quatro anos e em que podia participar os cidadãos dos vários cidade estado. Durante os seis dias em que se realizavam os jogos Olímpicos não poderia haver guerra entre as cidades estado. A prova mais importante era o Pentatlo e o seu vencedor era visto como um herói.
A arte
A arte Grega dava maior importância a ideia de beleza do que a arte grandiosidade. As suas principais características eram:
- Harmonia;
- Equilíbrio;
- Ordem/ proporção.
Esta arte manifestava-se na arquitectura, na escultura, na pintura e no artesanato.