o desperdício de alimentos
INTRODUÇÃO
Este presente trabalho se propõe analisar como o IDEB – “Índice de Desenvolvimento da Educação Básica” - está sendo implantado nas escolas públicas de ensino fundamental do município de Bandeirantes e o que os gestores estão fazendo para melhorar a qualidade de ensino de sua escola.
Para haver uma qualidade de ensino significativa é preciso que a educação e a avaliação andem juntas, por isso a importância de ter um meio de avaliativo no ensino. Pois, hoje avaliar abrange outros objetivos determinados, sendo o principal medir a aprendizagem escolar, visando melhores condições para a educação.
Portanto o IDEB vem para facilitar o acompanhamento de pais e responsáveis pelo desempenho da escola em que seus filhos estudam. Serve também para gestores acompanharem o trabalho de outras escolas, assim podem comparar e rever pontos positivos e negativos que necessitam ser mudados e revisados, pelo progresso na educação.
A principal finalidade do IDEB é analisar a desenvoltura das escolas no prazo de um ano letivo e se estão conseguindo ter bons resultados em relação ao ensino. Que tem como objetivo monitorar o nível de aprendizagem de nossos alunos através de exames padronizados exemplo a Prova Brasil.
A Prova Brasil é realizada uma vez no ano, onde é feito um questionário com perguntas dentro das disciplinas de língua portuguesa e matemática para verificar o aprendizado do aluno durante o ano letivo.
DESENVOLVIMENTO
O grande desafio da educação no momento é ofertar uma educação de qualidade e para avaliar o nível a educação foi criado o IDEB, a fim de analisar o desempenho do ensino está em nosso país.
Ao pesquisar sobre o resultado do IDEB que a Escola Municipal Maria de Lourdes Guedes Medes obteve, percebe-se que a equipe pedagógica está realmente preocupada com a educação de seus alunos, sua nota foi de 5.3 sendo um resultado satisfatório, já que a meta era de 3.9. Segundo a pedagoga P. F. a escola